##CARPE DIEM##

A Empatia da Arte

Posted on: 21 de junho de 2011

Para que convém a arte?

 E por que algo emociona mais a nós do que há outros?

Será que cada um apreende de uma forma distinta e este processamento está ligado intimamente à cultura, experiências pessoais e ideologias?

Estamos ensaiando situações através de obras?

A réplica pode ser um sim na teoria, mas o que realmente seu coração responde?

Às vezes esqueço o motivo de gostar tanto de um trabalho artístico e depois quando “reencontro” com está arte fica tão claro os motivos.

 

É como me sinto com o que Celine  (personagem de um filme) diz:

“…por que sempre sinto que sou anormal por não conseguir seguir em frente.

As pessoas têm um caso, ou até relacionamentos terminam e esquecem tudo. Muda como  trocam de marca de cereal.

Sinto que não esqueço as pessoas com as quais estive porque  cada uma tem qualidades específicas. Não dá para substituir ninguém. O que foi perdido está perdido.

Cada relacionamento que termina me magoa. Nunca me recupero.

Por isso, tenho cuidado quando me envolvo com alguém, porque dói demais.

Eu evito até transar porque vou sentir saudades de coisas mundanas daquela pessoa.

Tenho obsessão com pequenas coisas.

Talvez eu seja louca, mas, quando eu era menina minha mãe me disse que eu sempre chegava atrasada à escola.

Um dia, ela me seguiu para saber o motivo. Eu ficava vendo as castanhas caírem das árvores e rolarem na calçada ou as formigas atravessarem a rua ou a sombra de uma folha num tronco de árvore.

Coisas pequenas. Acho que com gente é igual.

Vejo pequenos detalhes específicos de cada coisa que me comovem e sinto saudades deles depois.

Não se pode substituir ninguém porque todo mundo é uma soma de pequenos e belos detalhes.” (Before Sunset)

Celine

1 Response to "A Empatia da Arte"

Que o teu ser possa estar representado a cada dia na tua arte. E que a tua arte se revele, bela, feito você.

Deixe um comentário


Paradoxo Ambulante. Borboleta de muitas asas.Uma Atriz.